A presente aula tem como objetivo elaborar o significado do termo interdisciplinaridade, refletindo sobre as possibilidades de inserção da interdisciplinaridade no trabalho pedagógico do Ciclo de Alfabetização. Para tanto, é preciso analisar a transição da Educação Infantil para o Ciclo de Alfabetização e compreender a contribuição da interdisciplinaridade para a construção de um ambiente de aprendizagem e de uma rotina significativa para os alunos do ciclo de alfabetização

A partir da leitura do Texto: “A Criança, a Educação Infantil e o Ensino Fundamental de 9 anos” (Caderno 2 – p. 34 - 46) podemos refletir sobre como a sala de aula pode se transformar em um ambiente de aprendizagem para a criança, relacionado as rotinas da Educação infantil ao Ciclo da Alfabetização.
Para contextualizar a ideia de interdisciplinaridade e suas contribuições para um trabalho pedagógico mais significativo, nos utilizamos das ideias apresentadas no vídeo do link abaixo.
A partir do vídeo se fazem necessárias as seguintes reflexões:
- O que é interdisciplinaridade?
- Como esse princípio pode ser inserido no planejamento das turmas do ciclo de alfabetização?
- Quais são as vantagens e desvantagens da realização de um trabalho interdisciplinar para os alunos e professores?
Para finalizar, é preciso definir os elementos que devem fazer parte de uma rotina pedagógica significativa para os alunos do ciclo de alfabetização. Para tanto, foi proposto que cada professora alfabetizadora fizesse uma tabela com a organização da semana da turma a partir do planejamento semanal. Tanto é possível construir uma rotina semanal repetindo uma atividade semanalmente para fixação ou melhor organização dos alunos em relação aos conteúdos, tanto quando criar momentos semanais para a realização de atividades determinadas, como leitura, teatro ou música, permitindo uma valorização dos espaços da sala de aula nos planejamentos e a presença da interdisciplinaridade na rotina da turma.
Portanto, um trabalho interdisciplinar na alfabetização depende da elaboração do conceito de interdisciplinaridade e seus princípios pedagógicos aplicados na construção de uma rotina que valorize a ludicidade, abrindo espaço para que a criança em processo de alfabetização relacione informações no seu cotidiano, enquanto domina o sistema de escrita alfabética, fazendo um uso social da escrita e a leitura.
Profª Daniela Menezes
Penso que nas nossas turmas de séries iniciais, seja mais fácil realizarmos um trabalho interdisciplinar, ainda mais se trabalharmos com projetos, até porque num projeto de aprendizagem os questionamentos vão aparecendo e precisamos buscar esclarecimentos nas mais diversas áreas do conhecimento. Contudo, na escola atual, nas turmas de séries finais é bem mais difícil acontecer a interdisciplinaridade, é possível, mas é, como disse, mais difícil.
ResponderExcluirCristiane M.
Quando inicio um trabalho com meus alunos não penso na interdisciplinariedade como algo a ser trabalhado de forma obrigatória ou quebrando a cabeça e me preocupando com como irei inserir estas questões no meu trabalho, isso é algo que vem naturalmente com o progresso do trabalho. A abrangência dos assuntos estudados aparecem naturalmente se o professor oferecer um bom material ou empolgar os alunos para que estes busquem essa abrangência.
ResponderExcluir