domingo, 29 de novembro de 2015

Descobrindo-nos através da Arte Cênica: Interdisciplinaridade na arte


Depois do acompanhamento do blog e das combinações, nos momentos iniciais desse encontro, fizemos um debate sobre a prática pedagógica no Ciclo de Alfabetização a partir da ideia da interdisciplinaridade. As professoras alfabetizadoras apresentaram exemplos de projetos e sequências didáticas vividas por elas, assim foram estabelecidas diferenças entre projetos e sequências didáticas, sendo o primeiro uma organização do trabalho pedagógico em relação a um tema, envolvendo e motivando os alunos, e o segundo uma organização didática do professor, envolvendo uma sequência de atividades encaminhada em torno de um conteúdo curricular. Na discussão, foi enfatizado que existem vários tipos de projetos escolares, estabelecendo uma diferença entre os projetos de ensino, focados no professor e os de aprendizagem, focados no aluno. Nesse sentido, os projetos devem sempre envolver o ensino e a aprendizagem conjuntamente, abordando tanto as expectativas dos alunos quanto os conteúdos exigidos para cada etapa escolar.

Seguimos, então, com a leitura da resenha do texto “A interdisciplinaridade e o Ciclo de Alfabetização” (Caderno 3 – p. 9 – 23), onde as professoras alfabetizadoras fizeram referência à presença da interdisciplinaridade nos projetos e sequências didáticas exemplificados anteriormente. Foi apontado que além de fazer parte de uma metodologia de trabalho pedagógico, a interdisciplinaridade é uma postura pedagógica diante do cotidiano escolar, onde os objetivos planejados são superados a partir das conexões realizadas diante de uma atividade qualquer. Cabe ao professor fazer uso de seu repertório pedagógico para potencializar as experiências pedagógicas que vive. Ainda a partir do texto, relembramo o processo histórico de fragmentação do conhecimento para estabelecer uma relação entre disciplinaridade e interdisciplinaridade. Foi apontado que a separação das áreas do conhecimento foi importante para o aprofundamento teórico, fazendo a ciência evoluir. Porém, o grupo entendeu que estamos em um momento de retorno à integração das áreas do conhecimento, permitindo que reconhecer a interdisciplinaridade como uma alternativa para combater a fragmentação do conhecimento.

Na última parte desse encontro, foram apresentados os Direitos de Aprendizagem de outras linguagens, em especial artes e educação física, e experimentamos uma oficina de teatro, com atividades de voz e corpo, envolvendo trava-línguas, mímica e uma finalização com a leitura dramatizada de alguns capítulos do Livro “O Pequeno Príncipe”. Dessa forma, foram apresentadas técnicas fornecidas pela arte cênica que levam a ludicidade para o cotidiano escolar e permite a integração do currículo, abordando uma diversidade de temáticas a serviço de projetos e sequências didáticas em busca de uma prática pedagógica interdisciplinar através da Arte Cênica.

Exercícios de voz

Respirar e inspirar lentamente
Mandíbula - Abrir e fechar a boca o máximo que puder
Bochecha - Sorriso largo seguido por biquinho ou beijinho
Lábios - Vibrar os lábios
Língua - Contornar a parte externa dos dentes, com os lábios fechados

Trava-Línguas

As bruzundangas do brica-braque do Brandão
Brocaram broques de bronze
Brunidos, brocados, bruxolenatis
Abrazas esbrazonadas
Abrigos e brinquedos

O peito do pé do Pedro é preto,
nada é mais preto do que o peito do pé do Pedro.

O rato roeu a roupa do Rei de Roma
e a Rainha ruim resolveu remendar.

Com os dois últimos fizemos uma "batalha de trava-línguas", onde a turma se dividiu em dois grupos que se enfrentaram, defendendo cada um um dos trava-línguas.

Alongamento - Exercícios de Corpo

Dos pés até a cabeça, esticando e contraindo, depois relaxando.

Contagem Dramatizada


Em duplas, a tarefa era contar a sequência 1, 2, 3. Aos poucos, cada número era substituído por um movimento. Assim, não é mais possível falar o número e a contagem fica mais difícil.

Mímica das Emoções

No círculo, cada participante tinha que construir uma expressão de acordo com as emoções faladas e mantê-la como uma estátua. Na medida em que outra emoção era anunciada, a tarefa era trocar progressivamente de expressão, acompanhando as emoções.

Leitura Dramatizada

Utilizamos alguns capítulos do Livro "O Pequeno Príncipe". As professoras se dividiram em grupos e escolheram se iriam valorizar o diálogo ou a narrativa. Utilizamos a sequência de capítulos onde o Príncipe visita vários planetas.

O Príncipe conhece o Rei

O Príncipe conhece o Vaidoso

O Príncipe conhece o Homem de Negócios

O Príncipe conhece o Bêbado

O Príncipe conhece o Acendedor de Lampiões

O Príncipe conhece o Geógrafo

A temática apontada nesse encontro, associado às práticas vivenciadas permitiram uma integração entre as professoras alfabetizadoras e uma importante reflexão sobre nossa prática pedagógica.

Profª Daniela Menezes

2 comentários:

  1. A proposta de encenarmos em grupo um capítulo do livro "O Pequeno Príncipe", leitura que nos acompanhou durante o Pnaic, nos fez trabalhar com nossa improvisação e também com nossos sentimentos. Muito boa a proposta da nossa professora,que nos fez refletir o quanto somos resilientes no dia dia. Josiane Pacheco

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  2. Noite especial esta...além de divulgarmos nossos projetos trabalhados em sala que foram muito significativos, fizemos uma oficina de reciclagem de papel que contribuiu para o que estudamos no inicio do ano na minha turma, vou aproveitar este aprendizado e aplica-lo com os alunos.

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Reflexões Metacognitivas:
O que foi aprendido? Como foi aprendido? O que não foi aprendido?