Papel Reciclado de forma Artesanal pelas Professoras Alfabetizadoras
Começamos com a finalização da Micro Oficina de papel reciclado, onde foram apresentadas as etapas seguintes para a produção de papel reciclado, cada professora fez a sua folha, que será finalizada e utilizada em uma atividade posterior. A maioria das professoras comentou já ter realizado atividade de reciclagem de papel com sua turma e se interessaram bastante sobre o processo de reciclagem e possibilidades de utilização da atividade com diferentes faixas etárias.
Continuamos a Leitura Deleite do livro "O Pequeno Príncipe", neste encontro, a Profª Josiane leu o capítulo V, que fala sobre como as "Pessoas Grandes" percebem o mundo. Os nossos dramas, que começam pequenos e depois atravancam a nossa vida, assim como os Baobás, também são apontados neste capítulo.
No encontro anterior foi entregue uma tabela com os Direitos de Aprendizagem de Língua Portuguesa, enfatizando na alfabetização e letramento. Como preparação para este encontro, foi pedido que as professoras lessem e refletissem sobre tais direitos e os anos em que atuam. Neste encontro, as professoras se reuniram em grupos, por ano, para elencarem quais são os direitos que devem ser enfatizados em cada um dos 3 anos do bloco pedagógico. Durante a organização dos grupos, as participantes se empenharam na análise, levando suas experiências para relacionar o que envolve cada ano. Depois fizemos uma discussão sobre a organização dos conteúdos de cada ano a partir dos direitos de aprendizagem. Fizemos uma análise mais aprofundada dos Direitos de Aprendizagem dos alunos do 1º ano, e foram elencados os seguintes conteúdos que devem embasar o planejamento das professoras desta etapa:
- Alfabeto;
- Nome completo;
- Fonética som/letra;
- Consciência fonológica (grafema/fonema);
- Letra inicial;
- Sílabas simples;
- Uso do caderno com margem.
Grupo de Professoras Alfabetizadoras do 2º ano
Grupo de Professoras Alfabetizadoras do 3º ano
Para pensarmos em possibilidades metodológicas de trabalho interdisciplinar, que envolva diferentes Direitos de Aprendizagem, tivemos a apresentação dos projetos de professoras que participaram da III FEMICTEC - Feira Municipal de Iniciação Científica e Tecnológica.
Profª Ana Maura Blath: Fundo do mar, atividades significativas apresentadas de forma interdisciplinar.
Profª Cristina Blauth: História da escrita e sustentabilidade. Reconstrução da história da escrita.
Para finalizar o encontro, refletimos sobre o trabalho apresentado pelas colegas, com uma tabela que reflete sobre as possibilidades metodológicas utilizando a pesquisa científica nas séries iniciais do ensino fundamental.
Foi um encontro mais prático, cheio de possibilidades de trabalho, apresentando o potencial de criação das professoras alfabetizadoras!
Profª Daniela Menezes












Nosso encontro foi muito proveitoso,realizamos uma aula prática e podemos sentir como nosso aluno se sente quando oportunizamos uma aula diferenciada.Foi bem legal fazer o meu próprio papel e me sentir protagonista de uma aprendizagem.(Cristiane Fontana)
ResponderExcluirOportunizar praticas diferenciadas no cotidiano escolar além de motivar os alunos contribui para despertar novos olhares ao que nos parece óbvio. Como por exemplo, a questão da reciclagem do papel. Falamos tanto em preservação ambiente e poucos são aqueles que buscam aliar a teoria com a prática. Na escola trabalhamos com materiais reciclados, com separação do lixo, com a reciclagem do papel, do óleo, enfim. Contudo, ainda há um longo trabalho a realizar para conscientizarmos a todos sobre a importância dessas atitudes. Contudo, pelo menos estamos plantando uma sementinha em nossos educandos na esperança que vingue e dê bons frutos.
ResponderExcluirA discussão sobre conteúdos mínimos a serem elencados no 1ºano do E.F., é de fato muito importante para que haja um consenso entre as escolas e assim, tornar a disparidade entre uma e outro um pouco mais ameno. Sabemos que há toda uma gama de discussões a cerca das dificuldades de aprendizagem, contudo, através das atividades apresentadas e do parecer apresentado sobre o aluno, podemos ter uma base do que foi trabalhado com o aluno e assim, visualizar quais suas dificuldades.
NÃO ESTAVA NESTA AULA. LEMBRO QUE REALIZEI UM TRABALHO BEM LEGAL NO MEU ESTÁGIO DO MAGISTÉRIO COM AJUDA DA TITULAR DA TURMA DA 2ª SÉRIE COM RECICLAGEM DE PAPEL. ESTE TRABALHO FOI APRESENTADO NA FEIRA DE CIÊNCIAS.RECORDO QUE APESAR DE SER UMA TURMA NUMEROSA HOUVE APRENDIZAGEM. SINTIA
ResponderExcluirSempre é bom aprender mais técnicas que auxiliam na sustentabilidade, principalmente quando podemos colocá-las em prática com os alunos. No início do ano letivo, iniciamos um projeto na turma sobre os três "Rs": reduzir, reciclar e reutilizar, e a reciclagem de papel ainda está prevista no meu projeto. Com as dicas que aprendi nesta aula, será mais fácil realizar esta oficina com os alunos. A aula foi bastante produtiva neste dia.
ResponderExcluirSempre é bom aprender mais técnicas que auxiliam na sustentabilidade, principalmente quando podemos colocá-las em prática com os alunos. No início do ano letivo, iniciamos um projeto na turma sobre os três "Rs": reduzir, reciclar e reutilizar, e a reciclagem de papel ainda está prevista no meu projeto. Com as dicas que aprendi nesta aula, será mais fácil realizar esta oficina com os alunos. A aula foi bastante produtiva neste dia. Cristina B. D.
ResponderExcluirGostei muito dos trabalhos apresentados, tivemos uma ótima aula sobre como trabalhar de forma interdisciplinar!
ResponderExcluirUm abraço, DANIELA CARIN MOLLMANN
Não estive presente nesta aula, mas pelas fotos postadas no Blog estava muito legal, pois falamos tanto em reciclagem e sustentabilidade e para que a aprendizagem se torne prazerosa e faça a diferença nas nossas vidas é muito importante colocar em prática os conhecimentos adquiridos. Jane Arend
ResponderExcluirNoite especial esta...além de divulgarmos nossos projetos trabalhados em sala que foram muito significativos, fizemos uma oficina de reciclagem de papel que contribuiu para o que estudamos no inicio do ano na minha turma, vou aproveitar este aprendizado e aplica-lo com os alunos.
ResponderExcluir