segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Breve Histórico do PNAIC

O Pacto Nacional para a Alfabetização na Idade Certa - PNAIC está em sua 3ª edição e conta com a adesão dos professores de 1º, 2º e 3º ano, compondo o bloco pedagógico que visa oferecer subsídios para alfabetizar todos os alunos até os 8 anos de idade.


Em 2013, os professores alfabetizadores se ocuparam do estudo da linguagem. Assuntos relacionados à alfabetização e letramento foram abordados ao longo de 120 horas de formação, uma parte presencial e outra à distância. Já em 2014, a ênfase foi na matemática, onde as temáticas dessa área do conhecimento foram apresentadas aos professores alfabetizadores em um curso de 160 horas que começou com o resgate das aprendizagens do ano anterior, sempre com sugestões de atividades e reflexões teóricas.

Chegamos à 2015 com uma bagagem que nos permite avançar. Para este ano, a ênfase será a interdisciplinaridade, onde as diferentes áreas do conhecimento, já abordadas nas edições anteriores, ganharão destaque nas 80 h do curso. O desafio está em promover um trabalho de alfabetização, pautado no letramento, onde os alunos terão acesso à saberes das ciências humanas e naturais, das diferentes linguagens e da matemática, de forma integrada.

Começamos mais uma etapa desta formação, visando a superação da fragmentação do saber e a promoção de um trabalho docente cada vez mais consciente.

7 comentários:

  1. Nosso Blog ficou muito bom e retrata bem o que já estudamos nos nossos encontros!! A propósito estou adorando nossa leitura do Pequeno Príncipe e estou tendo a oportunidade de vivenciar uma contação de história,não apenas contar como faço em sala de aula mas escutar também,o que reforça a importância da leitura deleite que realizamos em nossas aulas!
    Atenciosamente Cris

    ResponderExcluir
  2. O Blog ficou muito interessante, ideais centrais, informações básicas e organização prática. Para quem está iniciando a caminhada do PNAIC como eu, ficou fácil de visual e buscar informações sobre o processo percorrido pelas colegas desde 2013. Acompanhei alguns dos trabalhos desenvolvidos e contribui com alguns na escola onde atuo, porém, estar inserida no curso é diferente. Que possamos aproveitar esse espaço e os encontros para crescermos não apenas profissionalmente, mas pessoalmente buscando o equilíbrio entre teoria e prática.
    Att. Cátia Oliveira

    ResponderExcluir
  3. Estou muito ansiosa para começarmos com a parte onde acontecem as trocas de experiências, que para mim é a parte que mais tiro proveito. As aulas ainda estão demasiadamente teóricas.
    Adriana Cappelatti

    ResponderExcluir
  4. O NOSSO BLOG ESTÁ CRIANDO FORMA. É SEMPRE BOM TROCAR EXPERIÊNCIAS COM AS COLEGAS E REPENSAR SOBRE NOSSA PRÁTICA PEDAGÓGICA.
    SINTIA PERES

    ResponderExcluir
  5. Achei a ideia do Blog muito legal, pois através dele podemos visualizar os assuntos abordados nos nossos encontros bem como proporcionar trocas entre as demais colegas, enriquecendo nossa prática pedagógica.
    JANE AREND

    ResponderExcluir
  6. O Blog está muito bom, prático e sempre atualizado. É muito bom, pois temos informações precisas e atuais. Gosto das leituras deleite, acho muito importante, prática que costumo utilizar em minhas aulas.
    Dulce Jost

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante a ideia do Blog para um espaço de trocas e reflexões sobre as aulas.
    Josiane Pacheco

    ResponderExcluir

Reflexões Metacognitivas:
O que foi aprendido? Como foi aprendido? O que não foi aprendido?