sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Arte e Comemoração para o Dia dos Professores no PNAIC

Tivemos um encontro especial, com direito à confraternização pelo Dia dos Professores. Cada professora recebeu seu bloco do curso. A capa foi feita com o papel reciclado da turma, personalizada por cada Professora Alfabetizadora, seguido por uma poesia escrita especialmente para a ocasião.



E o PNAIC continua...

Para continuar nossa formação
Vamos nos conhecendo.
Enquanto isso, nas escolas,
O trabalho vai acontecendo.

De semana em semana,
Nos encontramos novamente,
Realizando várias trocas
Em busca de uma prática diferente.

Cada uma com sua experiência,
Valorizando o nosso momento.
Diante das temáticas propostas,
Mostramos muito talento.

Mas nem tudo são flores.
Com o cotidiano tão corrido,
Quando começa a ficar bom
Nosso grupo já terá partido.

Ficarão algumas memórias
E, mesmo na repetição,
Estamos todas contribuindo
Para a melhoria da educação.



Tivemos uma maravilhosa leitura da Profª Gidiane, que trouxe um avental com imagens de mais um capítulo do livro “O Pequeno Príncipe”. 

Continuamos o encontro com a leitura coletiva da resenha do texto “O Lugar da Escrita na Educação da Criança: pode a escrita roubar a infância?” (Caderno 2, 2015, p. 47 – 55) e a análise do Vídeo "A Invenção da Infância".


Vídeo “A Invenção da Infância”

As Professoras Alfabetizadoras falaram um pouco de suas infâncias e como nossa história interfere na visão que temos dos nossos alunos. Fizemos uma boa discussão sobre as dificuldades enfrentadas pelas crianças para viverem a infância de maneira plena e como a escola contribui em afastar os alunos dessa infância por questões de falta de estrutura, e a família, por medo da violência. Como resultado, temos crianças individualistas, que não aceitam nenhuma frustração e não sabem respeitar os limites do outro.

Nesse cenário, relembramos que a presença da ludicidade na escola é fundamental. Exploramos o texto lido, articulando conceitos de Vygotsky, que aproximam o brincar, como uma atividade que envolve a representação, da escrita, que igualmente exigem a habilidade de representar o que já é representado pela fala. As professoras trouxeram exemplos e reflexões sobre as ideias do texto.

Continuando, a ficha da turma foi explorada, apontando a importância de um trabalho articulado com a direção da escola, refletido no movimento existente das salas de aula. Reforçamos a importância dos professores defenderem seus alunos e de uma relação equilibrada entre a equipe diretiva e os princípios do PNAIC. Para pensar mais sobre isso, foi enviado um questionário para as equipes diretivas responderem.

Para terminar, tivemos uma excelente oficina com a Profª Adriana, sobre gravuras. Ela apresentou a contextualização histórica das gravuras e detalhes técnicos dessa arte. Ela também nos ensinou como fazer a gravação e a impressão de forma lúdica com os alunos, conectando a atividade com conteúdos pertinentes para os direitos de aprendizagem.

 

 

 

 

 

 

Nesse encontro, além de trocarmos ideias pedagógicas e informações, também comemoramos o nosso dia com lanche gostoso, mimos, companheirismo e alegria. Nem todos os dias são assim na nossa profissão, mas precisamos sempre lembrar que um grupo de professores integrados, em formação constante e comprometidos com a aprendizagem dos alunos, transforma a realidade de uma escola. Que a energia deste dia se espalhe, prolongando a nossa esperança pelas mudanças necessárias na nossa profissão.

FELIZ DIA DOS PROFESSORES!

Profª Daniela Menezes

5 comentários:

  1. ACHEI INTERESSANTE O TRABALHO REALIZADO PELA COLEGA ADRIANA, VOU APLICAR NA MINHA TURMA. TAMBÉM FALAR DE NOSSA INFÂNCIA É PRAZEROSO E AO MESMO TEMPO TRISTE, POIS É POSSÍVEL PERCEBER AS MUDANÇAS MUITAS DELAS NEGATIVAS.
    SINTIA

    ResponderExcluir
  2. Nosso encontro foi muito bom, aprendemos uma nova técnica, simples e muito interessante para alunos de todas as idades.
    Abraço, DANIELA CARIN MOLLMANN

    ResponderExcluir
  3. Foi um encontro com muitas atividades diversificadas: tivemos nosso momento de refletirmos sobre "o brincar na infância",o perfil das nossas crianças de hoje, finalizamos com uma prática maravilhosa sobre Gravuras com a colega Adriana, que nos fez vivenciar possibilidades de trabalharmos essa prática em sala.
    Quero agradecer a nossa orientadora Daniela o presente recebido pelo dia do professor.
    Josiane

    ResponderExcluir
  4. Até o momento posso dizer que todos os encontros foram bem proveitosos, porém cabe destacar a sensibilidade da nossa Professora Orientadora em valorizar a presença de cada uma, oportunizando um momento de confraternização, de comemorar o nosso dia. Sabemos da importância de cada conteúdo, discussão e atividade, mas vale lembrar que um profissional valorizado, tem muito mais chances de ser um profissional ainda melhor. Atualmente, numa situação em que se fala tanto na importância da educação, e, que se bombardeia os profissionais que atuam nela, com várias teorias, percebe-se que há uma carência de valorização, de fato, dos Professores, então penso que temos muito a agradecer por este momento, afinal, creio que atitudes valem tanto ou mais até do que palavras! Que possamos ser cada vez mais, e de fato, valorizados! Obrigada Daniela pelo momento! Obrigada por fazer da teoria, tua prática! Que nosso grupo possa crescer, cada vez mais e juntos!
    Luciane C. Schmidt

    ResponderExcluir
  5. Genteee! Perdi estes momentos! O temporal (de granizos) impediu-me de estar neste encontro, mas já vi o meu presente e já agradeço carinho da professora Daniela. Realmente a valorização está nos atos e não nas palavras.
    Gostaria de enfatizar a importância deste blog, através dele pude ver quão legal foi a aula e por causa dele pude ter acesso às aprendizagens/ aos ensinamentos deste dia. Obrigada!
    Cristiane Müller

    ResponderExcluir

Reflexões Metacognitivas:
O que foi aprendido? Como foi aprendido? O que não foi aprendido?